quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Imagem chocante

A propósito da imagem que se segue dizia-me uma amiga que achava que estava bem conseguida e que sensibilizava as pessoas. Disse-lhe que não e que a imagem estava muito forte.
Sei que é muito real e que há muitas pessoas que acabam por morrer de violência doméstica. Mas não é por ver uma imagem "feia" como esta que vou ficar mais sensibilizada para o problema. Era o mesmo que ter que ver imagens de abuso sexual de menores para ficar sensibilizada para o problema da pedofilia. Para mim não funciona assim.

5 comentários:

Lucas disse...

Correndo o risco de ser desagradável, a violência é algo que aflige pessoas e não só um dos sexos.

Por exemplo, a esmagadora maioria das pessoas mortas nas estradas (assassinadas) ou as pessoas assaltadas são homens e não mulheres. Construir programas que visem alertar só parte do problema não resolve.

Além disso, muitos homens são vítimas de violência doméstica por parte de namoradas e mulheres, e - segundo sei - a maior parta da violência contra crianças é feita por mulheres.

Acho contra-producente e muito sexista esta incidência desproporcional na violência que a mulher sofre (e ela sofre) deixando de lado toda a outra violência que cai sobre homens e crianças.

Ana Rodrigues disse...

Não posso estar mais de acordo.

Lucas disse...

Ainda bem, senão eu traria um bocado de violência doméstica para este blogue. :P

Fica bem

Catarina disse...

Quando saiu esta imagem, lembro-me de achar horrível tal como tu! Está bem conseguida sim, só se for para me causar pesadelos e nem imagino a imagem que leva a minha irmã (7anos) para a cama caso se cruze com ela... Outra coisa... Desde quando é que a violência doméstica é só contra as mulheres?

Ainda que em casos de violência física o número de mulheres seja maior em relação aos homens, no caso da psicológica já não é assim! A grande diferença é que não deixa marcas chocantes para serem expostas em cartazes grotescos... Ou melhor... Se tirarem uma foto de um homem que se suicidou na linha do comboio por causa da violência doméstica psicológica que sofria em casa será que é suficientemente violento?

Bem... Já me alonguei, mas de facto achei curioso este post por na altura pensar exactamente o mesmo que tu em relação à imagem e não resisti a deixar a minha dissertação sobre o caso :)*

Ana Rodrigues disse...

Catarina fizeste bem. É bom saber que mais alguém pensa como eu.