sábado, 26 de maio de 2007

Ricardo

Amanhã é o jogo do Sporting, e como já é costume ando em pulgas. Gosto de todos os jogadores sportinguistas, mas para mim há um que se destaca. Admiro profundamente o Ricardo e quando ouço falar mal dele vou aos arames. Há muita gente que diz que ele é um "frangueiro" e tudo o mais... Não concordo, é um óptimo guarda-redes e já me deu muitas alegrias, tanto no Euro 2004 como no último Mundial (principalmente contra a Inglaterra).







Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira nasceu a 11 de Fevereiro, de 1976 no Montijo,

Em 94/95 começou a sua carreira no clube da sua terra, que se encontrava na II divisão B. Fez 18 jogos a contar para o campeonato enquanto lá estava mas depois foi transferido para a I divisão onde jogou no Boavista. A sua estreia no clube, e consequentemente na I divisão, foi no jogo Boavista - Belenenses (1-1) que se realizou no dia 2 de Fevereiro de 1997. No mesmo ano Ricardo ganhava o seu primeiro título como jogador: o Boavista tinha conquistado a Taça de Portugal e um ano depois, em 97/98, é conquistada a Supertaça de Portugal. Sempre muito acarinhado pelos adeptos, foi determinante na conquista do primeiro campeonato boavisteiro (em 2000/01) e depois também na caminhada europeia que em 2003 levou o Boavista às meias finais da Taça UEFA. Na época 03/04 Ricardo transferiu-se para o Sporting onde permanece até agora.

Mas Ricardo chegou ainda mais longe, ficou célebre por ter defendido uma grande penalidade sem luvas no desempate dos quartos de final do Euro 2004 realizado em Portugal, onde a equipa da casa jogou com a Inglaterra, tendo posteriormente sido o marcador da ultima grande penalidade, que qualificou a selecção portuguesa para as meias-finais da prova (Euro 2004). Recentemente, no Mundial de 2006, defendeu três penalidades contra a Inglaterra, colocando a Selecção portuguesa nas meias-finais do Mundial.

Sem comentários: