quarta-feira, 18 de julho de 2007

Trabalho

Há tantos anos que trabalho no mesmo sítio e nunca troquei mais de duas palavras com os colegas (à excepção do senhor meu chefe). Digo um "bom dia", "como está?" e nem sequer olho muito para as pessoas. Também ninguém sabe muito da minha vida. Devo ser mesmo anti-social, tanto tempo lá e nem sequer uma amizade...

No meu trabalho há uma salinha do fumo. Eu não fumo muito, só quando estou mais atrapalhada com algum trabalho chato... Outro dia fui fazer uma visita a esta sala.

Nessa visita descobri que há 4 colegas grávidas (já tinha passado por elas, mas pensava que estavam gordas).

Uma outra falava altíssimo ao telefone com o namorado e fiquei a saber que vai casar e passar a lua-de-mel no México. Qual a necessidade de estar a falar disto, em alto e bom som, diante de outras pessoas? Seria uma maneira de se armar em importante e divulgar a sua nova condição de pré-casada histérica? É que até fiquei a saber quanto vai pagar pela lua-de-mel.

Um homem e uma mulher falavam das suas relações. Ele dizia que tinha andado com uma mulher mais velha. Ela disse: "Não entendo isso. Ver um homem mais velho com uma moça é mais normal. Mas toda a gente sabe porque é que um homem mais velho anda com uma mais nova." Nesta altura eu ia explodindo. Apeteceu-me perguntar qual era essa razão... Afinal eu ando com um homem mais velho e sei que não é pela razão que ela estaria a falar. Esta gente tem ideias mesmo parvas. Mas peferi não dizer nada, não sabem nem irão saber nada sobre mim.

Outros falavam mal doutros colegas e nem sequer disfarçavam. E se for preciso dali a meia hora, estão todos juntos, em amena cavaqueira a beber um café.

Um outro estava a ver um episódio do Dr. House no seu portátil como se estivesse em casa.

Uma outra virou-se para mim e disse: "Não sabia que fumava". Fiz o meu sorriso mais amarelo.

Pensei: Que raio de trabalho é este? Ninguém faz nada? Nunca mais quero meter os meus pezinhos nesta sala... E pronto, lá vou eu continuando neste meu trabalho, com estes desconhecidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

com colegas desses esquiva-te a amizades.. e olha que ter 10 a 15 amigos é muito bom! obrigada pelo comment. e se eles não mudam, alguém tem que pôr um fim, não?

beijos,
su

Ana Rodrigues disse...

É o que eu tento sempre fazer. Obrigada também pelo teu comentário. Beijos.