sexta-feira, 1 de junho de 2007

Obsessivo-compulsivo

Hoje, a meio da tarde, um amigo telefonou-me a dizer que estava a ver um programa com a Júlia Pinheiro (que raio de amigos que tenho que ficam em casa para ver programas deste tipo) e se tinha lebrado de mim.

Disse ele que estavam lá uns obsessivo-compulsivos e que eu tenho sintomas que eles têm.

Eu explico, eu sei que sou um pouco estranha. Ou seja, estou frequentemente a lavar as mãos, tomo no minimo três banhos por dia, quando vou comer tiro a loiça do armário e lavo-a antes de a usar (mesmo que a louça tenha sido lavada umas horas antes), tenho a roupa toda passada e antes de a usar repasso-a, tenho de ter os tapetes direitos e portas e gavetas de armários fechadas, não posso ver papéis sujos no chão, quando vou a restaurantes e se me sentar a menos de 10 metros do WC não consigo comer ou se vejo algo no chão (exemplo: migalha) também não como. O que acabo por fazer (e que grande vergonha) vou apanhar o que vejo, vou lavar as mãos e depois como. Conto tudo o que vejo, número de escadas no prédio, número de prédios na rua, traços na estrada, livros e DVD s que tenho. Cada vez que penso numa palavra conto mentalmente as sílabas da palavra e dentro de cada sílaba conto o número de letras, no fim multiplico um pelo outro que vai dar outro número. A seguir faço o mesmo com a palavra do número que deu e entro num ciclo. Enfim, não sei a utilidade disto ( a não ser saber o número de letras de cada palavra) mas é impensável eu não fazer isto sempre. Dentro de casa não piso riscos dos mosaicos. Se franzir a sobrancelha direita tenho que franzir a esquerda, se torço o narz para um lado, torço-o a seguyir para o outro, se toco com a perna esquerda nalgum objecto, tenho que fazer o mesmo com a direita. Evito tocar em pessoas e sempre que toco lavo-me. Não entro em hospitais e se tenho mesmo que entrar não me encosto a nada, não toco em nada e não me sento, quando chego a casa a roupa vai toda para lavar e eu para a banheira.

E depois entra tudo em contradição porque sou uma pessoa extremamente desarrumada, distraída e preguiçosa. Em minha casa há livros e roupa por todo o lado. Mas aqueles pormenores descritos em cima têm que estar em ordem, caso contrário pirolito.

Estive a ler umas coisas sobre isto e vi que isto só é considerado doença quando interfere com as tarefas do dia-a-dia e eu nunca deixei de fazer o que tenho que fazer por causa das minhas obsessões (à excepção de deixar de comer).

O meu amigo é doido e quer-me mandar para um psicólogo.

Sem comentários: